terça-feira, 11 de janeiro de 2011

(clique na foto pra ver album completo)
IV Festa de Reis de Zabelê

Mais uma vez Zabelê aparece no mapa da cultura popular como grande exemplo de gestão cultural. A Ascuza (Associação Cultural de Zabelê) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Zabelê e algumas parcerias conseguiram realizar oficinas, debates e apresentações culturais do Reisado de Zabelê, Reisado das Caraíbas, Boi de Reis do Mestre pirralhinho, Coco Raízes de Arcoverde, Cabruêra, Dj Spencer e Pife Perfumado, que é a mais nova revelação da cena cultural zabeleense e marcando o retorno da tradição das bandas de pifano na cidade que resurge com o jovem Rilsley (acho que é esse o nome) de apenas 14 anos de idade que se revela um exímio pifeiro e tendo como seu mestre River Douglas.

Os debates discutiram a gestão cultural em geral, desde a captação de recursos através dos editais como a revitalização das tradições culturais. Entre os interessados que estavam acampados na Fazenda Santa Clara, onde funciona a Fundação João José estava Arthur Pessoa (vocalista da Cabruêra) que logo fez amizade com todas as crianças do local e o pequenino Gustavo de 4 anos de idade tornou-se praticamente o mascote da fazenda. Outros interessados apareceram entre eles o professor Antônio Mariano, Bira e Kiel do Gente Boa (Camalau), Pablo (da Funjope), Cícero (sec. de Educação de SS Umbuzeiro) e diversos professores universitários que fizeram parte dos debates durante todo o sábado. Na noite de sábado rolou o show da Cabruêra que mesclou as músicas já conhecidas com algumas novas do cd visagem e em seguida teve o dj Spencer, tudo no clube municipal de Zabelê.

O domingo foi reservado a festa nas ruas da cidade onde os grupos de reisado desfilaram pelas ruas encantando adultos e crianças com suas cores vibrantes e a sua musicalidade e a noite ainda teve apresentação no clube municipal do Coco Raízes de Arcoverde e pife Perfumado (de Zabelê) sem contar de Anael que alegrou o final da noite dando uma de dj.


Mais informações:
http://festadereisdezabele.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?