segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


O II Festival de Cultura Popular homenageará Ilmar Cavalcante

O II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca prestará este ano homenagem ao compositor Ilmar Cavalcante. O evento acontecerá em Monteiro entre os dias 23 a 27 de fevereiro, com uma programação bastante vasta.

Segundo Edcarlos Farias, Secretário de Cultura e Turismo, a homenagem a Ilmar Cavalcante nasceu de uma decisão entre os integrantes da Secretaria e a prefeita Edna Henrique, pela importância cultural do compositor para o município.

Ele acrescentou que assim como na primeira edição promovida em janeiro do ano passado, o Festival deverá reunir amigos e artistas que já gravaram músicas de Ilmar.
“Ilmar Cavalcante é um verdadeiro representante da nossa cultura regional e como compositor tem contribuído para propagação da nossa querida Monteiro. Por isso, tão justa homenagem a um artista que tem levado aos mais diversos recantos suas composições, ajudando na difusão cultural do Nordeste brasileiro”, afirmou Edcarlos.

Ilmar já teve mais de 300 canções gravadas. Entre os artistas que já gravaram músicas do compositor estão: Flávio José, Santana, Flávio Leandro, Adelmário Coelho, Geraldinho Lins, Dominguinhos, Eliane, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Bandas: Magníficos e Mastruz com Leite.

A programação terá mostra de teatro, mostra de cinema, festival de violeiros, cultura na feira, palestras, encontros, lançamentos de livros, gincana e apresentações artísticas.

O evento do ano passado ganhou grande visibilidade na mídia nacional com a veiculação de reportagens em importantes programas televisivos como Metrópoles, da TV Cultura e No Coração do Brasil, da Rede Bandeirantes, além de matérias em jornais como Folha de São Paulo.

O Festival é uma realização da Prefeitura de Monteiro, com apoio do Banco do Nordeste, Sebrae, Projeto Vínculus e UEPB.

A Prefeitura divulgou a pré-programação da II edição do Festival:

23 de Fevereiro (Quarta-feira)
09h00 Abertura Oficial (Pátio da Prefeitura Municipal)
09h30 Apresentação da Fanfarra / Grupos Culturais e Teatro de Rua (Pátio da Prefeitura Municipal)
10h00 Abertura de Exposição de Artesanato do Cariri Paraibano (Museu Histórico)
19h30 Mostra de Teatro (Teatro Jansen Filho), com Espetáculo Teatral Grupo UEPB Monteiro: As Plêiades da Matemática; Espetáculo de Dança Clássica – Grupo UEPB Campus Campina Grande e Espetáculo Teatral: Machos (Direção Saulo Queiroz) – Grupo do Campus UEPB.

Dia 24 Fevereiro (Quinta-feira)
14h00 Palestra “Cultura na Educação”, Ministrada pelo professor Antonio Rafael de Menezes (Teatro Jansen Filho)
19h30 Apresentação cultural / Mostra de Cinema / Exibição de vídeo em homenagem a Ilmar Cavalcante

Dia 25 Fevereiro (Sexta-feira)
09h00 Reunião do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano (Teatro Jansen Filho)
10h00 Palestra Programa Mais Cultura e Sistema Nacional e Municipal de Cultura: Representante do Ministério da Cultura (Teatro Jansen Filho)
20h00 Lançamento do Cordel Pinto do Monteiro: Autor Manoel Monteiro (Centro Cultural) e Festival de Violeiros – Noite dos Campeões – Pinto do Monteiro (Centro Cultural)

Dia 26 Fevereiro (Sábado)
08h00 Cultura na Feira: Apresentações culturais: Banda de Pífanos Mirim Curumins da Serra / Coco de Roda Quitéria Noberto/ Banda de Pífanos Alto São Vicente / Bereta do Cavaquinho/ João de Amélia (Mercado Público)
16h00 Lançamento do livro “Ciço de Luzia” de Efigênio Moura e Apresentação Cultural de Niedson Nill (Casa Progresso)
20h30 Homenagem a Ilmar Cavalcante (Praça João Pessoa)
20h45 Apresentação Cultural de Zabé da Loca
21h00 Apresentação Banda Filarmônica
22h00 Shows Musicais

Dia 27 Fevereiro (Domingo)
07h00 Gincana Cultural (Maratona Caracterizada)

Programação de Oficinas:
08h00: Abertura no dia 23 de fevereiro
Oficina de Vídeo: Ministrada por Asley Ravel (Escola Municipal Maria do Socorro Aragão)
Oficina de Pífano: Ministrada por Josivane Caiano e Pitó (PETI)
Oficina de Coco de Roda: Ministrada por Ivan do Coco (PETI)
Oficina de Literatura de Cordel: Ministrada por Manoel Monteiro (Secretaria de Educação)

Sobre o homenageado

Ilmar Cavalcante, compositor paraibano, nasceu no dia 19 de outubro de 1970, em João Pessoa, mas sempre morou na musical cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Filho de Inácio Vieira da Silva (in memorian) - Ouro Velho/PB, e Lindalva Cavalcante da Silva, Monteiro/PB. Teve a infância dividida entre os estudos, as peladas de futebol e passava as férias no sítio Angico, dos avós maternos.

A admiração de seu pai pela música regional, em especial o forró do Trio Nordestino, clareou a inspiração de Ilmar e fez surgir os primeiros versos em forma de canção. Com o passar do tempo, entre os 19 e os 20 anos de idade, já com alguns trabalhos desenvolvidos, ele se sentia feliz tocando violão e mostrando as primeiras composições a amigos mais próximos.

Vencendo a timidez, apresentou suas canções a alguns artistas monteirenses, em especial a Flávio José e a Dejinha de Monteiro, que gravou sua primeira música intitulada, "Me deixa entrar no seu mundo", de 1993, bem divulgada e comentada nas rádios da região.

Depois dessa primeira vitória, a inspiração e a dedicação se redobraram e, no ano seguinte, por meio do cantor Flávio José, a cantora Eliane gravou a música "Poucas palavras", que seria um dos grandes sucessos executados no Nordeste, naquele ano. A partir de então, as portas se abriram para o jovem compositor.

Em 1994, conhece o cantor e compositor Nanado Alves e dessa parceria, nasceram grandes sucessos consagrados pelo povo, na época a Banda Magníficos iniciando a carreira gravou cinco músicas da dupla ("Xote de encomenda", "Charme especial", "Todo dia te querer", entre outras).

Em 1995, Flávio José grava dois sucessos ("Um passarinho" e "O bom do amor") e a Banda Magnificos grava o segundo disco, com mais três músicas ("Tenda", "Alguém", "Viver uma paixão"), estourando a nível nacional.

Em 1996, o cantor Gláucio Costa grava o xote "Cheiro de nós", uma música cheia de poesia em que a letra faz uma pequena homenagem ao grande poeta José Marcolino.
A partir de 1997, vários artistas gravaram canções de Ilmar Cavalcante. Alguns exemplos de músicas que tocaram bastante são: "Saudade que mata", com Genaro, e "Diálogo", com Flávio José. Em 1998, Ilmar Cavalcante participou do 1º MPB Cariri, um Festival de Música Regional em Monteiro, onde participaram compositores de todo país, sendo ganhador com a música "Quando escuto seu Luiz". Essa canção foi gravada por Flávio José no CD Pra todo mundo, com novo título, passando a se chamar "Sangue nordestino". Nesse mesmo disco, encontramos o baião "Só falta você voltar".

Em 1999, com o crescimento das bandas de forró, a Magníficos grava a música "Muito pra te dar" (parceria com Nanado Alves e Jorge Andrade), que teve grande sucesso. Já em 2000, o cantor Flávio José entra na gravadora BMG e lança um belíssimo CD, que tem como carro-chefe; "Seu olhar não mente" e o belíssimo xote "A vida é você" (Ilmar Cavalcante/Nanado Alves), dois grandes sucessos, sempre lembrados pelo público.
No ano seguinte, a música "Amor pra mais de mil" foi gravada por mais de 30 artistas inclusive o cantor Novinho da Paraíba e as bandas Mastruz com Leite, Raízes do Forró... Com essa canção, vários desses artistas se apresentam em programas de TV (Xuxa Parque, Super POP e A Casa é Sua, entre outros). No mesmo ano, o cantor Adelmário Coelho grava "Chega de saudade", que foi carro-chefe do CD e teve grande aceitação popular.

Em 2002, a gravadora BMG lança duas coletâneas; As Melhores do ano e 4 em 1. A música "Seu olhar não mente" (Ilmar/Nanado) fizeram parte destes dois discos, que teve a participação de grandes nomes da musica popular brasileira Fábio Jr., Leonardo, Daniela Mercury e muitos outros.

O ano de 2003 não é muito diferente. Os artistas já mencionados continuaram gravando outras canções de Ilmar Cavalcante, vindo o cantor Santanna se juntar a esse seleto grupo.

O baiano Adelmário Coelho gravou, em 2004, "Farejador de forró", um autêntico pé-de-serra feito por encomenda. Nessa música, a parceria foi com o seu compadre João Batista.

Em 2005, a Banda Magníficos, o cantor Novinho da Paraíba e Santanna o Cantador gravaram em DVD sucessos de Ilmar Cavalcante. Em 2007, o Compositor foi um dos campeões do Forrofest (2° Lugar) com o baião, "Meu Lugar é meu Nordeste", interpretado por Osmando Silva.
Depois de 15 anos de composição, mais de 300 músicas gravadas, e muitas outras inéditas, Ilmar lança o CD "Ilmar Cavalcante, meus amigos meu Forró", onde grandes artistas da nossa música regional interpretam o poeta-compositor abrilhantando cada vez mais seu belíssimo trabalho.

Já em 2010 Ilmar lança seu 2º trabalho, contando mais uma vez com a participação mais do que especial de seus amigos e admiradores. O trabalho de Ilmar surge naturalmente de uma aclamação dos admiradores da boa música nordestina, música autêntica e de boa qualidade, mostrando mais uma vez que é possível apesar de todas as dificuldades apresentar um trabalho consistente e bem fundamentado. Contando nesse trabalho com novas participações a exemplo de Jorge de Altinho, Cezinha, Flávio Leandro, Geraldinho Lins e outros.
Agradecido a Deus pelos sucessos alcançados, o poeta compõe em meio à vida cotidiana. Em casa ou no trabalho (ele presta serviços de informática ao Fisco Estadual da Paraíba), Ilmar sempre encontra tempo para ler, buscar inspiração, ouvir e aprender com os grandes mestres da nossa música e poesia, como Luiz Gonzaga o cantor Lindú (Trio Nordestino), Dominguinhos, Guilherme Arantes, Chico Buarque e Jansen Filho, entre outros.

Ascom / Midia10



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?