segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rio do Camará, A Epopéia de um novo século com Antonio Mariano Sobrinho

Desde meus primeiros anos de vida que sempre ouvi falar de seu Antônio Mariano como um homem, inteligente, sábio, um intelectual com ares de mistério que sempre fascinava e parecia alguém distante de se conversar ou discutir algum assunto... com o passar do tempo mantive minha admiração, porém, nunca tive oportunidade ou uma razão especifica pra está frente a frente com esse que é um dos homens que mais tinha vontade de conhecer, pode até parecer rasgação de seda, mas, você ao conhece-lo e ter a oportunidade de conversar com ele por uma hora vai também torna-se seu admirador.

Antônio Mariano Sobrinho é um dos mais admiráveis pensadores, pesquisadores e defensores da nossa cultura e história do Cariri paraibano e como professor desde os seus vinte anos de idade é um profundo conhecedor da nossa cultura e dos nossos problemas sociais...

Como ele me falou depois, "Detesto a politica partidária embora seja necessário a politica, mas, não a partidária..."

Tive o grande prazer de conversar com um dos maiores intelectuais do nosso cariri que nessa pequena entrevista, tinha como foco o seu livro que li há uns dez anos atrás e como haviamos essa semana falado sobre o Guerreiro Togado, nada mais apropriado do que falar sobre "Rio do Camará, a epopéia de mais um século" do autor Antônio Mariano Sobrinho, que me recebeu em sua Escola Agricola que havia criado em Camalau como alternativa para todos que tinha de se deslocarem de Camalau até Monteiro para cursar o ensino fundamental e médio. Ele cita como uma das alavancas do desenvolvimento de uma região o conhecimento de sua própria história "ninguem consegue se educar se não conhece a propria realidade, ninguem pode contribuir para o crescimento de uma terra se não conhece a história, a origem, o povo que habita aquela terra, eu sempre achei que a grande deficiência era justamente o fato de não haver uma literatura adequada a nossa região".

Karabina tem o prazer de lhes apresentar o pensamento de um grande homem caririzeiro, uma grande alma... "O cariri ainda é muito pobre em tudo que diz respeito a educação" e isso é um fato e como ele mesmo me disse: "Contra um fato não há argumentos".

Acho que o mais importante agora é divulgarmos os nossos pensadores que podem falar de politica sem politicagem...

Asley Ravel
(aprendiz de repórter)

Rio do Camará por Antônio Mariano Sobrinho

Um comentário:

  1. Há tempos procuro saber sobre este livro. Sou de Camalaú mesmo, lembro de quando foi lançado e como a população queria ler, porém, como era muito criança não tive a oportunidade. Passado já um tempo, sai a procura por lá mesmo, fui na casa do irmão do Professor Antônio, na casa de minha vó, procurei na biblioteca e nada. Por isso, gostaria de saber se tem expectativa de data para lançamento do Volume II do Rio do Camará. Estou ansioso na espera.
    Parabéns pelos vídeos e pelo trabalho.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir

Algo a dizer?