quinta-feira, 4 de agosto de 2011



Reisado de Zabelê e Pife Perfumado se destacam em SP

O Reisado de Zabelê e o Pife Perfumado participaram do 47° Festival Nacional do Folclore (Fefol), que foi realizado de 26 a 31 do mês passado, na cidade de Olímpia, no Estado de São Paulo. O grupo folclórico de Zabelê, no Cariri, esteve no festival pela 5ª vez e encantou todos os participantes do evento. A viagem dos grupos recebeu o apoio do Governo do Estado da Paraíba, do deputado estadual João Henrique e da Prefeitura Municipal de Zabelê.

A prefeita de Zabelê, Íris Henrique, falou da emoção que os grupos conseguem passar para a população da cidade, em velos se destacar a nível nacional. “É uma emoção muito grande para todos nós que fazemos parte de Zabelê, ver o nome da nossa cidade se destacar a nível nacional através de nossa cultura”, disse a prefeita.
O Reisado de Zabelê é constituído de cânticos, danças, dramas e brincadeiras de rua executadas por seus músicos, figuras e personagens. Na cidade de Zabelê, localizada a 330 km de distância de João Pessoa, surgiu em 1919, com a chegada do alagoano Manoel João. Após 30 anos fora das atividades populares da cidade, o Reisado voltou à ativa em 2001.

O grupo é subdividido em músicos (sanfoneiro, cavaquista, caixeiro, pandeirista e zabumbeiro); figuras e embaixadores (cantores e cantoras); personagens: (boi, burrinha, jaraguá, Mateus, medico, alma, rei e rainha. Todos são regidos pelo Mestre Abel.


FOTOS DESTE ALBUM
CÉSAR LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?