quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um olhar sobre o Sertão




A Família Severo comemora Bodas de Ouro

(clique na foto pra ver album completo)
[pra melhor visualizar as fotos clique na função slideshow]

A Família Severo comemora Bodas de Ouro
do ex- vereador Dé Severo e sua esposa Dona Raimunda.
Numa Festa muito animada a família reuniu os parentes e amigos mais próximos para comemorar os 50 anos de união de Dé Severo e sua esposa Raimunda Alexandre.Os nove filhos, genros, noras e netos estavam presentes e a cada momento alegravam-se com a presença dos muitos amigos que compareceram.
A cerimônia de Renovação de Casamento foi realizada pelo Pe. Carlinhos, amigo da família e foi realizado na Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Monteiro e em seguida os presentes puderam se confraternizar no Clube Municipal ao som do Musical Dias.
A data 26 de dezembro foi escolhida por ser o dia da Sagrada Família, o que tornou o Evento ainda mais significativo para todos aqueles que puderam testemunhar tanta alegria.

abraço

Rosa Almeida

Zabelê promove IV Festa de Reis a partir do próximo dia 7

A Prefeitura Municipal de Zabelê e a Associação Cultural de Zabelê, através do GT da Cultura (Grupo de Trabalho da Cultura) realizam nos próximos dias 07, 08 e 09 de janeiro, a IV Festa de Reis. O evento visa fortalecer a Cultura Popular que é tão rica e tão necessária para o desenvolvimento social do povo caririzeiro.

A programação do evento terá atividades para todos os públicos. No dia 7 de janeiro (sexta-feira) as crianças acima de 7 anos de idade poderão participar de uma oficina de pipas a partir das 09h. O dia 8 de janeiro (sábado) acontecerá uma Discussão sobre Cultura Popular intitulada “Reinvenção e Revitalização das Manifestações Culturais” com Professores Doutores de quatro Universidades Públicas (UEPB, UFCG, UFPB e UFRPE), além de Gestores Culturais de várias instituições da Paraíba, nesse mesmo dia, a partir das 22 horas haverá show com DJ e com a Banda Cabruêra.

No dia 9 de janeiro (domingo) a partir das 15h, acontecerá um desfile com grupos folclóricos ligados ao clico natalino, são eles: Reisado de Zabelê, Reisado de Caraíbas (Arcoverde-PE) e Boi de Reis do Mestre Pirralhinho (João Pessoa), e a partir das 20h acontece show com o Samba de Coco Raízes de Arcoverde-PE e com a Banda Pife Perfumado.

A IV Festa de Reis também recebe apoio da Fundação João José, do SEBRAE, da Assessoria Contábil João Siqueira, da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, da Prefeitura Municipal de Monteiro, Prefeitura Municipal de João Pessoa (FUNJOPE), Banco do Nordeste, A.F.C Advogados Associados e Universidade Estadual da Paraíba.

Para mais informações e para acompanhar tudo que ocorrerá durante a festa de reis acesse: festadereisdezabele.blogspot.com

domingo, 19 de dezembro de 2010


Dejinha de Monteiro lota praça João Pessoa na gravação do seu 1º DVD

(clique na foto pra ver album completo)

Uma multidão veio prestigiar o artista da terra na gravação do seu 1º DVD e quem veio dançou até gastar a sola do sapato, assim que acabou a gravação a multidão não aredou o pé e pediu a saideira que de pronto foi atendida como forma de agradecimento por fazer do show desse sábado um dos mais especiais na carreira de Dejinha de Monteiro.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Batizado de Capoeira do Grupo Filhos da Bahia

(Clique na foto pra ver album completo)

Nesse último final de semana o Grupo de Capoeira Filhos da Bahia, que tem sede na Bahia esteve realizando mais um batizado de capoeira na cidade de Monteiro com o Grupo Filhos da Bahia daqui que tem como responsavel o contra-mestre Adriano. O Mestre Sérgio se deslocou diretamente de Salvador, como já fez outras vezes e veio pessoalmente prestigiar e coordenar seus discipulos.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cinema dos Outros apresentou neste dia 14 às 19h no Núcleo de Espanhol da UEPB-Campus VI

O Melhor do Cinecongo + Exposição de fotografia do SeCas
O Cinema dos Outros encerrou suas atividades do ano de 2010, comemorando seu primeiro semestre de vida. Para essa ocasião, o projeto convidou dois grupos cujo trabalho na promoção do cinema e da cultura em geral teve destaque durante este período no Cariri: o Cinecongo (Festival de Cinema do Congo) e o SeCas (Semana de Cultura e Arte de Sumé). Os eventos independentes organizados por eles são de particular relevância para a região por dar prioridade justamente à produção do interior, ajudando a criar um circuito cultural autônomo, que não precisa necessariamente passar pela capital para ser legitimado. Ao convidar o Cinecongo e o SeCas, o Cinema dos Outros busca promover a interação e a troca de experiência entre os novos agentes da cultura caririzeira, além de oferecer ao público de Monteiro mais uma oportunidade de acompanhar o audiovisual paraibano.

O evento contou com a exposição de fotografias de diversos autores, nascida da oficina realizada por Guto Silva (de Alagoa Grande-PB) durante 4o. SeCas, de 29/11 a 14/12 e mais fotos de
Daniel Queiroz do Carmo.

Às 19h, teve início a mostra “O melhor do CineCongo”, exibindo os fimes premiados no festival que ocorreu de 5 a 6 de novembro no muncípio do Congo. Após a sessão, houve debate com os organizadores dos dois eventos mediado pela equipe do Cinema dos Outros.

O CineCongo é dirigido por José Dhiones e tem produção de Luciana Farias, Filipe Barbosa, Alexandre Chaves e Gabriela Andresa. Já o SeCas, que tem apoio da UEPB, da UFCG e da Agência Ensaio, é organizado por Allan Barros, Ivandro Batista, Jean Cesar Queiroz, Daniel Queiroz do Carmo e Sidney Siqueira.

O Cinema dos Outros é um projeto de extensão coordenado pelas professoras Ariadne Costa e Débora Cota (Núcleo de Espanhol da UEPB-Campus VI), com a colaboração dos monitores voluntários Kariny Dias de Oliveira, Marcela Bárcia e Lucivaldo Ferreira (alunos de Letras-Espanhol) e o apoio técnico de César Lima (Secretaria de Cultura / Teatro Jansen Filho).

O projeto retornará com sua programação normal em fevereiro de 2011.
Miró de Muribeca

Um poeta extraordinário que todos precisam conhecer

MIRÓ tem 50 anos. Lançou o seu 1º livro em 1985. Depois disso, perdeu a vontade de pegar ônibus todos os dias. Largou seu emprego na SUDENE e “nunca mais trabalhou para ninguém”. A Poesia virou o seu salário. Seu fundo de garantia. Garante que conhece quase o Brasil todo. Gosta de São Paulo. Não conhece São Bento do Una. Mesmo nascendo em Recife, a ponte para a sua vida foi Petrolina. Não entendeu nada quando chegou na Rodoviária Tietê. Nenhuma coisa aconteceu quando cruzou a Ipiranga com a São João. Seu coração alegrista está mais para Leminski. “Distraídos venceremos”. Iremos na maré do riso. Minha mãe disse: Fuja de gente que não ri. É o que venho fazendo nas minhas crônicas. Um chega pra lá para quem tem cara amarrada. Desamarre-se E seja bem vindo.

Extraído do blog: http://naredecommiro.blogspot.com/


Miró de Muribeca por carabina no Videolog.tv.


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Seu Zé Luiz da Concertina
Quem mora em monteiro já ouviu seu maior sucesso... "bota a mão no buraco da parede..."

domingo, 12 de dezembro de 2010


Recital "Os Miseráveis" é sucesso de crítica e público

(clique na foto pra ver album completo)

Mais uma vez o tradicional recital com os textos de Raniel Quintans e direção de Marcos Freitas é apresentado com grande sucesso e tendo um dos maiores públicos de todos os recitais.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chuvas em Monteiro enchem o açude da cidade





Segundo informações anteontem choveu cerca de 50 mm e hoje pela manhão choveu mais 80 mm e o céu está fechado prometendo mais chuvas pra hoje a noite, o homem do campo fica na maior alegria e o pessoal da cidade vem visitar o açude público e se continuar nesse ritmo amanhã deve ter um monte de gente lá na ponte da pinguela tomando banho no Rio Paraíba.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto Sessão Dupla do Grupo Ninho de Teatro

(Clique na foto pra ver album completo)


O Grupo Ninho de Teatro reside em uma região de grande riqueza na produção cultural, o Cariri Cearense. No teatro, essa produção se reveste duma pluralidade de movimentos e cores, num permanente diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, para suscitar uma cena muito peculiar que retrata aspectos, temáticas e costumes de mulheres e homens nordestinos frente ao mundo globalizado e multifacetado de nossos dias. Paradoxalmente, essa mesma cena que retrata a nossa gente e reflete a riqueza na pesquisa de alguns grupos e artistas cênicos, não consegue chegar, de modo mais efetivo, ao público das pequenas cidades do interior do nordeste em que, a discrepância na democratização no acesso aos bens culturalmente produzidos é bem maior que nos médios e grandes centros urbanos.

Nesse sentido, realizamos o Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro que consiste em garantir condições básicas de infra-estrutura para que os espetáculos “Avental todo sujo de Ovo” e “Charivari” sejam apresentados, gratuitamente ou a preços populares, em oito cidades da região do Cariri/sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Ou seja, é a produção de qualidade de um grupo do Cariri cearense chegando a outras cidades do interior promovendo o acesso ao teatro nas cidades interioranas, a democratização no acesso, a promoção da arte, a circulação de espetáculos e a divulgação/intercâmbio de experiências entre artistas e grupos de teatro.

O Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, através do Programa BNB de Cultura – Edição 2010.

Charivari
Utilizando uma arena em plena praça pública para o desfile de personagens de cunho farsesco, o espetáculo “Charivari”, com texto de Lourdes Ramalho e direção de Duílio Cunha, propõe rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir e, ao mesmo tempo, constituir um charivari dos nossos tempos em que o riso zombeteiro é a arma para a correção dos males praticados. No elenco: Rita Cidade, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa, Elizieldon Dantas, Kelyenne Maia e Nilson Matos. Trilha Sonora ao vivo: Zabumbeiros Cariris.

Avental todo sujo de ovo
Há dezenove anos Alzira espera notícias do filho, Moacir, que desapareceu de casa quando ainda era uma criança. Espera compartilhada com o marido Antero e a comadre Noélia, até a inesperada visita de Indienne. Avental amarelo; de ovo, de arroz doce, de saudade, da mãe, do filho... Avental todo sujo de ovo.
Texto de Marcos Barbosa e Direção de Jânio Tavares. No elenco: Rita Cidade, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa e Zizi Telécio
O espetáculo tem indicação de faixa etária de 12 anos.

Texto: Release do grupo
Fotos: Asley Ravel


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Pra nossa alegria essa tarde foi de chuva em Monteiro.

Um pouco mais de uma hora de chuva forte foi o suficiente pra afastar o calor que estava insuportavel em toda a região do cariri. Essa noite dorme-se até com uma trilha sonora diferente ouve-se os sapinhos cantando nas poças d'água.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O retorno do Gavião do Cariri
O Feitosão voltou as suas atividades como em seus dias de glória na época em que a Socremo disputava o Campeonato Paraibano da 1ª divisão. Dessa vez era apenas um amistoso da Socremo versus time de base do Nautico lá do Recife. Se dependesse da torcida teria sido um grande dia de comemoração, mas, não foi dessa vez, embora seja apenas os primeiros passos e todos nós estamos torcendo pra que o querido gavião do Cariri retorne ao Paraibano.
Por enquanto esse amistoso foi apenas Socremo 01 x 03 Nautico.

Final de semana movimentado: Música, Esporte e Teatro


Tivemos um final de semana bastante movimentado, inauguração da Casa de Shows Portal do Cariri, jogo da nossa querida Socremo e teatro ao ar livre em plena Praça João Pessoa.

Foi inaugurada neste sábado a Casa de Shows Portal do Cariri, uma das maiores da Paraíba com uma infraestrutura invejavel até pra grandes cidades. João Viana é o homem por trás desse grande empreendimento que tem como objetivo trazer para a cidade de Monteiro grandes nomes da música brasileira e essa noite com Dejinha de Monteiro, Alcymar Monteiro e Vicente Nery foi apenas um aperitivo do que promete vir por aí...
A casa não lotou porque é enorme e apenas nomes a nível nacional é que prometem essa façanha, mas, quem esteve na casa de shows ficou impressionado com a sua estrutura de primeiro mundo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010




O Retorno do Gavião do Cariri

O nosso querido gavião do Cariri está dando os seus primeiros e primordiais passos para retornar a elite do futebol paraibano. Em uma luta incansavel por seu retorno está o Prof. Valterlúcio que há anos corre atrás desse momento.

Através de conhecimentos na cidade do Recife foi feito uma parceria na qual parte do elenco é de times de base do Recife e a outra parte de jovens daqui da cidade. Entre essas promessas está o jovem Romário, que é do sítio Mocó que disputa entre outros jovens talentos que sonham em uma carreira no futebol profissional como é o sonho de 8 em cada 10 crianças desse país que idolatram seus ídolos do esporte bretão. Dos jovens que vieram da Veneza Brasileira estão os esperiêntes Ítalo que já jogou até em território boliviano e Kill que vem de terras cariocas e defendia o Duque de Caxias.

Apesar do elenco titular do nautico não participar desse jogo, os que entrarão em campo querem mostrar seu futebol já que é a partir de um jogo como esse que eles disputam as vagas entre os titulares. Já a nossa querida SOCREMO tem como objetivo disputar o campeonato paraibano da segunda divisão no próximo ano.

Nessa nova fase a socremo tem como parte técnica Romero Jr (treinador), Genilson Vicente (diretor esportivo), Neto Bala (auxiliar técnico), Paulo Roberto (assitente técnico), Dica (departamento financeiro) e Walter (auxiliar técnico de base).