quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto Sessão Dupla do Grupo Ninho de Teatro

(Clique na foto pra ver album completo)


O Grupo Ninho de Teatro reside em uma região de grande riqueza na produção cultural, o Cariri Cearense. No teatro, essa produção se reveste duma pluralidade de movimentos e cores, num permanente diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, para suscitar uma cena muito peculiar que retrata aspectos, temáticas e costumes de mulheres e homens nordestinos frente ao mundo globalizado e multifacetado de nossos dias. Paradoxalmente, essa mesma cena que retrata a nossa gente e reflete a riqueza na pesquisa de alguns grupos e artistas cênicos, não consegue chegar, de modo mais efetivo, ao público das pequenas cidades do interior do nordeste em que, a discrepância na democratização no acesso aos bens culturalmente produzidos é bem maior que nos médios e grandes centros urbanos.

Nesse sentido, realizamos o Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro que consiste em garantir condições básicas de infra-estrutura para que os espetáculos “Avental todo sujo de Ovo” e “Charivari” sejam apresentados, gratuitamente ou a preços populares, em oito cidades da região do Cariri/sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. Ou seja, é a produção de qualidade de um grupo do Cariri cearense chegando a outras cidades do interior promovendo o acesso ao teatro nas cidades interioranas, a democratização no acesso, a promoção da arte, a circulação de espetáculos e a divulgação/intercâmbio de experiências entre artistas e grupos de teatro.

O Projeto SESSÃO DUPLA do Grupo Ninho de Teatro é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, através do Programa BNB de Cultura – Edição 2010.

Charivari
Utilizando uma arena em plena praça pública para o desfile de personagens de cunho farsesco, o espetáculo “Charivari”, com texto de Lourdes Ramalho e direção de Duílio Cunha, propõe rememorar as tradições carnavalescas medievais em diálogo com elementos do teatro contemporâneo e da cultura popular para fazer rir e, ao mesmo tempo, constituir um charivari dos nossos tempos em que o riso zombeteiro é a arma para a correção dos males praticados. No elenco: Rita Cidade, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa, Elizieldon Dantas, Kelyenne Maia e Nilson Matos. Trilha Sonora ao vivo: Zabumbeiros Cariris.

Avental todo sujo de ovo
Há dezenove anos Alzira espera notícias do filho, Moacir, que desapareceu de casa quando ainda era uma criança. Espera compartilhada com o marido Antero e a comadre Noélia, até a inesperada visita de Indienne. Avental amarelo; de ovo, de arroz doce, de saudade, da mãe, do filho... Avental todo sujo de ovo.
Texto de Marcos Barbosa e Direção de Jânio Tavares. No elenco: Rita Cidade, Joaquina Carlos, Edceu Barbosa e Zizi Telécio
O espetáculo tem indicação de faixa etária de 12 anos.

Texto: Release do grupo
Fotos: Asley Ravel


Um comentário:

Algo a dizer?