domingo, 24 de outubro de 2010

As chuvas já começam a modificar a paisagem monteirense


As chuvas em Monteiro já modificam a paisagem notadamente no açude público da cidade que depois de algumas chuvas já está recuperando sua vazão, coisa que o pessoal que planta verduras em suas vazantes devem está radiantes. As chuvas dessa semana têm deixado também o homem do campo com grandes expectativas de inverno já que esse ano teve um nível pluviométrico muito baixo se comparado com os anos anteriores.

E o mais importante é que as chuvas foram geral em todo o municipio e também em cidades circunvizinhas o que ajuda a manter os rebanhos em todo o cariri, coisa que estava ficando difícil devido a dificuldade de conseguir-se pasto principalmante pra gado já que a palma foi praticamente dizimada em toda a região pela praga da colchonilha do carmim. A nova espécie de palma, a orelha de elefante, que é resistente a praga, distribuida através da Embrapa em parceria com a Prefeitura de Monteiro e o produtor Paulo Siqueira ainda não dá conta em abastecer todo o nosso rebanho. Esse dificit da palma é preenchido principalmente por "cama de galinha" (que está sendo proibido ao gado de abate) e farelo de trigo que custa bem mais caro e eleva os custos ao produtor.

E as previsões do tempo indicam que haverá fortes chuvas nesse final de semana e a temperatura dos próximos dias deve variar entre 15ºC e 32º C.

Tendo chuva os solos férteis do cariri brotam rapidamente e tudo fica verde, rico e alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?