segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sucesso Total do Festival de Cultura Popular do Cariri

Uma semana inteira de muitas atividades, sempre com excelente público, movimentou a cidade de Monteiro com o II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca – Homenagem a Ilmar Cavalcante.

As atividades começaram na segunda-feira, 21, com a Oficina de Literatura de Cordel. A partir da quarta-feira a programação envolveu teatro, dança, mostra de artesanato, palestra, oficinas, festival de violeiros, apresentações culturais, lançamento de livros e shows.

O sábado (26), quarto dia do evento, foi marcado por uma programação bastante movimentada. Pela manhã na feira livre, aconteceu o evento Cultura na Feira, com apresentação do grupo de pífano mirim Curumins da Serra, Ciranda do sítio Tungão, João de Amélia, grupo de dança alternativo, Banda de Pífano do Alto de São Vicente e ainda o repentista Oliveira de Panelas.

Durante o período da tarde, na Casa Progresso, aconteceu o lançamento do livro “Ciço de Luzia”, do jornalista Efigênio Moura, que contou com a presença de várias pessoas e a parte musical ficou por conta de Niedson Nil, Osmando Silva e Fagundes Silva.

No palco principal, aconteceu o encontro da cultura popular entre a “Rainha do Pífano”, Zabé da Loca e as Ceguinhas de Campina (Maroca, Poroca e Indaía). Logo em seguida a prefeita Edna Henrique, o deputado estadual João Henrique e o secretário de Cultura e Turismo, Edcarlos Farias prestaram homenagem ao compositor Ilmar Cavalcante com a entrega de uma comenda.

O final da noite ficou por conta dos amigos de Ilmar Cavalcante que interpretaram canções do homenageado. Participaram do evento: Maciel Melo, Dejinha de Monteiro, Osmando Silva, Nanado Alves, Flávio Leandro, Cristina Amaral, César Amaral, Neno, Sandra Belê e Ramon do Acordeon. A banda Xodó do Cariri encerrou as homenagens da noite.

Segundo Edcarlos Farias, secretário de Cultura e Turismo, o evento mostrou força se consolidando no calendário turístico cultural do Cariri.

“A segunda edição do Festival de Cultura Popular foi com certeza um evento que valorizou e realizou o trabalho de preservação da nossa cultura popular”, afirmou Edcarlos.

Encerrando a programação, foi exibido na noite do domingo, 27, no Teatro Jansen Filho, o filme “O Mundo Encantado de Zabé da Loca”, com direção de Pedro Paulo Carneiro.

A Prefeitura de Monteiro realizou o II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca, com o patrocínio do Banco do Nordeste e Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e o apoio do Sebrae, UEPB, Projeto Dom Helder, Vinculus e Credi Pajeú.

Ascom / Midia10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?